Tratamento para Dificuldades de Aprendizagem

Clínica CEDEM » Tratamentos » Tratamento para Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldade de Aprendizagem

Muitas vezes, os termos “dificuldade de aprendizagem” e “transtorno de aprendizagem” costumam ter a mesma compreensão. Entretanto, são duas questões diferentes, que se manifestam de formas diferentes e devem ser tratadas de maneiras distintas.

As dificuldades de aprendizagem, geralmente, possuem fatores relacionados ao ambiente e a forma que a pessoa atua nesse ambiente durante o processo de aprendizado, podendo apresentar questões emocionais, questões acadêmicas como a metodologia da escola e dos professores, e sociais, como o relacionamento com os colegas e família.

Por outro lado, os transtornos, são relacionado a fatores em grande parte neurológicos, químicos e por vezes, genéticos.

Dentre o problemas mais conhecidos estão:

– O Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade e Impulsividade: é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

– A Discalculia: é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual.

– A Dislalia: é o transtorno de linguagem mais comum, o mais conhecido e o mais fácil de se identificar. A maioria dos casos de dislalia ocorre na primeira infância, entre os 3 e os 5 anos, quando a criança está a aprender a falar.

– A Disortografia: é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.

Mesmo que muitos ainda confundam transtorno de aprendizagem com dificuldade de aprendizagem, é importante saber reconhecer a diferença entre eles. Antes de procurar um professor particular para você ou seu filho, busque uma avaliação psicopedagógica para conhecer os seus problemas de aprendizagem. Confundir transtorno de aprendizagem com dificuldade de aprendizagem pode trazer sérios problemas na vida do pacientes ao tratá-los da mesma maneira, o que provavelmente, não surtirá o efeito desejado.

O psicopedagogo é um profissional especializado para avaliar, diagnosticar e tratar os problemas no processo de aprendizagem do estudante, caso você queira descobrir quais os problemas de aprendizagem que você ou seu filho possuem, entre em contato com a nossa equipe e marque um horário conosco.




Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042

Aceitamos todas as bandeiras de cartão