Tratamento para Depressão Infantil

Depressão Infantil

A depressão é uma doença grave. Muitas vezes é confundida com tristeza ou melancolia, mas pouco tem a haver com esses sentimentos. Se não for tratada adequadamente ela traz fortes prejuízos no dia a dia, comprometendo a qualidade de vida.

 

É mais fácil diagnosticar a depressão em adultos do que em crianças. Os adultos se queixam e mesmo sem as queixas, seu comportamento demonstra que não estão se sentindo bem, e família ou amigos logo percebem que algo errado está acontecendo. Com as crianças a depressão é diferente. Por falta de referencias elas percebem a depressão como algo natural, como se esse fosse o estado em que deveriam viver. Mesmo com o sofrimento, não sabem que esses sintomas resultam de uma doença e que podem ser aliviados. Uma criança com depressão guarda para si o seu estado, limitando a capacidade de observação dos pais, que por sua vez tardam a compreender que seu filho precisa de ajuda.

"...a depressão infantil algumas vezes é confundida com bom comportamento..."

Sintomas da Depressão Infantil

Nesse contexto, a criança tende a somatizar o sofrimento e queixa-se de problemas físicos, pois é mais simples falar de problemas orgânicos do que reconhecer e nomear emoções. Mesmo assim, podemos perceber alguns fatores no comportamento infantil, que expressão uma depressão instalada.

Naturalmente, crianças são ativas, curiosas, exploram o ambiente sempre a procura de coisas novas. Quando se sente insegura, retrai-se e a vontade de explorar o mundo desaparece.

Assim, é importante observar quando uma criança começa a ficar quieta, parada, com medo de separar-se de pessoas que sejam um porto seguro, como o pai, a mãe ou o cuidador. Além disso, o sono é um dos fatores que altera muito em quadros depressivos.

 

Depressão Infantil e o senso comum

É comum ouvirmos as pessoas dizerem que "não há motivos para uma criança estar depressiva" ou que a infância é "uma fase sem anseios e preocupações". Essas frases revelam um grande equívoco ao se compreender a infância e suas dificuldades. Qual criança não se preocupa com a aceitação dos amigos, as notas ou as expectativas dos pais? Quando adultos, por vezes, esquecemos que as crianças são impotentes e não tem  autonomia sobre suas vidas. Imagine você vivendo dessa maneira, pode ser um estado assustador e frustrante para viver o dia a dia.

 

Mudança de comportamento na Depressão Infantil

A depressão infantil possui uma associação de sintomas que vão além da ansiedade de separação gerada quando a criança começa a frequentar a escola, por exemplo, incluindo até medo de comer, tornando a escolha dos alimentos seletiva. Dessa forma, a criança pode dar evidências de depressão quando a ansiedade de separação permanece e ela reclama a todo momento de dores de cabeça ou de barriga, sempre demonstrando que algo não está bem.

 

Na depressão infantil, o sono é interrompido por constantes pesadelos, e o medo de ficar sozinha faz com que a criança chore e reclame muito na hora de dormir, não aquele choro de manha de quem quer continuar brincando, mas um choro assustado, sinal do medo que ela sente o tempo todo.

 

O tratamento para depressão na criança pode precisar de acompanhamento medicamentoso. Na clínica, a psicoterapia é feita reconstruindo crenças que fortalecem e mantém o estado depressivo, ajudando a criança a lidar com seu passado de forma saudável e a aprender formas de gerir o difícil processo de crescimento. É importante frisar, que a depressão terá efeitos negativos a curto, médio e longo prazo nas crianças e em suas famílias. Os pais devem buscar o quanto de informação puderem, visando tomar a melhor decisão para a vida da criança.

 

No CEDEM, você encontra tratamento para depressão infantil de segunda à sábado com horários personalizados para a sua necessidade.

Entre em contato pelo Whatsapp CEDEM pelo 11-9.5787-2812 (TIM), ou ligue (11) 4738-1042 e teremos prazer em atendê-lo.

Whatsapp 11-9.5787-2812. Não perca essa oportunidade, fale agora com um de nossos atendentes pelo whatsapp do CEDEM.

Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042

Aceitamos todas as bandeiras de cartão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta a seguir: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.