Tratamento para Compulsão Alimentar
Comer Compulsivamente
Compulsão alimentar é o aumento da ingestão alimentar, é o comer em excesso, mesmo sem apetite, é um desequilíbrio químico que acontece nos mecanismos da fome e saciedade. O problema geralmente está associado a distúrbios de ansiedade e/ou depressão.
O termo compulsão se refere ao ato de compelir, o que significa empurrar de forma forçada, ou seja, a pessoa come sem fome, sinalizando um distúrbio de apetite.O indivíduo demora a se sentir satisfeito ou sente necessidade de comer sempre, quase sem intervalos entre as refeições. Nesse caso, a pessoa não ingere apenas alimentos gordurosos e pesados, mas qualquer tipo de alimento em grande quantidade.
"A compulsão pode estar associada a um transtorno bipolar e a uma personalidade de excessos, como ocorre com compras e drogas por exemplo. Geralmente os episódios são mais frequentes no fim da tarde e a noite, quando a pessoa chega a consumir até 50% das calorias totais daquele dia."
Quem é afetado pela Compulsão Alimentar
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria (APA), cerca de 2% a 4% da população mundial tem o distúrbio, entre obesos esse índice sobe para 6% e pode alcançar até metade dos indivíduos com IMC acima de 40. Costuma acontecer mais em mulheres (60%), mas a presença em homens (40%) é maior do que dos outros distúrbios alimentares. Tem predominância em brancos, ocidentais e em classe social média ou alta., com maior frequência entre os 30 a 50 anos.
Como é diagnosticada a Compulsão Alimentar
O comer compulsivo pode ter vários tipos de manifestações clinicas, podendo se caracterizar por:
- Ingestão voraz e abusiva seguida de sentimento de culpa;
- Ingestão voraz apenas de doces, sem sentimento de culpa;
- Ingestão voraz de salgado e ou doce sem culpa;
Os episódios são recorrentes e costumam apresentar as seguintes características:
- Ingestão de grande quantidade de alimento em um curto período de tempo;
- Perda de controle durante o episódio;
- Intensa decepção e tristeza com a compulsão;
Ao menos três dos seguintes fatores associados:
- Comer rapidamente.
- Comer até ficar desconfortavelmente cheio.
- Comer sem estar com fome.
- Comer sozinho para evitar constrangimento.
- Recorrência de pelo menos duas vezes por semana, durante seis meses consecutivos;
- Ausência de uso de meios para tentar compensar (laxantes, diuréticos, exercícios, etc...);
- Ausência de anorexia nervosa;
Como é o tratamento da Compulsão Alimentar
O tratamento da compulsão deve ser multidisciplinar, ou seja, uma equipe envolvendo psicólogo, psiquiatra, nutricionista e por vezes outra especialidade que se mostre necessária é o melhor caminho para uma terapêutica completa. Os cuidados são comportamentais, com mudança de estilo de vida, reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos. O uso de antidepressivos, ansiolíticos e indutores de saciedade devem ser avaliados para cada caso.
No CEDEM, você encontra tratamento para compulsão alimentar de segunda à sábado com horários personalizados para a sua necessidade.
Acesse o bate-papo ao vivo no banner ao lado e aproveite para falar com uma de nossas atendentes, ou ligue (11) 4738-1042 e teremos prazer em atendê-lo.
Horário de Funcionamento
Seg: 14:00 às 20:00
Ter-Sex: 08:00 às 20:00
Sáb: 08:00 às 13:00
(11) 4738-1042