Orientação Vocacional

Clínica CEDEM » Tratamentos » Orientação Vocacional

Teste ou Orientação Vocacional

Atualmente, já não basta ter apenas uma formação, é preciso ampliar os conhecimentos teóricos e práticos frente aos desafios e a crescente competitividade no mercado de trabalho. As seleções vem se tornando cada vez mais rigorosas em busca de habilidades específicas.

Encontrar dificuldades em escolher uma faculdade ou profissão é comum, mesmo em momentos diferentes de nossa vida. Ingressar em uma carreira, ou mesmo mudar o rumo de nossa trajetória para uma profissão nova é um desafio comum que pode precisar da ajudar de um profissional para garantir o sucesso da sua escolha.

O objetivo da Orientação Vocacional é avaliar, analisar, esclarecer e orientar a pessoa, verificando suas área de interesses, aptidões específicas e gerais, tendências e habilidades em área ou campos de trabalho. A finalidade da Orientação Vocacional é relacionar esses campos e indicar caminhos ou tendências profissionais, que estejam alinhadas às capacidades e interesse do orientado.

O teste vocacional, geralmente, é procurado por três tipos de pessoas. Aquelas que estão no ensino fundamental e desejam avaliar as profissões oferecidas no ensino médio. Aquelas que estão no ensino médio e desejam verificar qual carreira seguir, ou mesmo qual vestibular prestar. E ainda aquelas que já estão na faculdade, mas não estão a vontade com seu curso atual.

A Orientação Vocacional fornece as primeiras informações acerca das compatibilidades profissionais, mesmo assim, é importante que junto ao Teste Vocacional seja feita a Orientação Profissional, visando um trabalho completo.

Com o tempo, os Testes Vocacionais foram substituídos pela Orientação Profissional, buscando maior autoconhecimento e auxilio a uma decisão consciente, considerando que os testes podem apresentar resultados circunstanciais e relativos.

Orientação Profissional

Os testes tradicionais não alcançam informações importantes como valores, aspirações, nível socioeconômico e estilo de vida que a pessoa almeja. O processo de Orientação Profissional é constituído por três fases, o autoconhecimento, o conhecimento da realidade profissional e o apoio à tomada de decisão. A função da Orientação Profissional é auxiliar a pessoa a encontra a profissão que mais se encaixa em sua realidade/necessidade social, familiar e psicológica.

O orientador profissional é um facilitador, criando caminho para que a pessoa possa analisar sua opções profissionais, correlacionando à suas opções pessoais e a decisão de forma consciente e tranquila, certo de estar fazendo uma escolha adequada.

Segundo o IBGE (2002), 53% das pessoas que realizaram a pesquisa, trabalham em profissões diferentes das que são formadas, levando à reflexão de que essas pessoas não souberam analisar adequadamente qual seria o investimento acadêmico adequado a sua realidade.

A pessoa pode se encantar com uma profissão e descobrir que sua vocação e habilidades estão dirigidas a ser um grande músico de orquestra por meio de um Teste Vocacional, entretanto, é a Orientação Profissional que irá trabalhar as questões da realidade financeira para este tipo de profissão no país. Receber essas orientações e se preparar para as dificuldades que encontrará faz parte da Orientação Profissional.

O trabalho de Orientação Profissional ainda abordará questões pessoais, familiares e sociais. Como são os valores de sua família e do ambiente em que vive e como isso afetará a escolha de sua carreira, mesmo que beneficamente ou não.

Atualmente, são mais de 200 opções de faculdade, e sem a devida orientação, a pessoa pode acabar tendendo às profissões que já conhece, ou mesmo aquelas que são tradição na família, o que certamente limita suas possibilidades de sucesso e reduz as chances da pessoa se colocar adequadamente em uma carreira profissional.

O investimento em uma boa Orientação Profissional se mostra muito barato comparado ao custo de todo um curso universitário, considerando as mensalidades, livros, transportes e tempo utilizado que foi desperdiçado por não ter sido utilizado em sua carreira profissional ao mudar de profissão após a formação, onde tardiamente a pessoa percebeu que não escolheu adequadamente.

No CEDEM, você encontra orientação vocacional de segunda à sábado com horários personalizados para a sua necessidade. Confira nossos pacotes e economize até 20% nos atendimentos em psicologia e psicopedagogia.

Acesse o bate-papo ao vivo no banner ao lado e aproveite para falar com uma de nossas atendentes, ou ligue (11) 4738-1042 e teremos prazer em atendê-lo.

Whatsapp 11-9.7759-1346. Não perca essa oportunidade, fale agora com um de nossos atendentes pelo whatsapp do CEDEM.

Aceitamos todas as bandeiras de cartão

Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042

  • Alcimara Souza

    boa tarde, minha filha precisa fazer orientação vocacional e gostaria de saber o valor.

    • CEDEM Artigos

      Bom dia Alcimara.

      Agradecemos por seu interesse em nossos serviços. Nossa equipe de atendimento entrará em contato contigo pelo endereço de email disponibilizado em sua postagem.

      Atenciosamente
      Equipe CEDEM
      (11) 4738-1042 / (11) 9.5787-2812 (TIM-Whatsapp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *