Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O que é Trantorno de Ansiedade Generalizada

Like
 ESSE ARTIGO JÁ AJUDOU
  PESSOAS

 
Ansiedade | Clínica | Psicologia | Mogi das Cruzes

Dando continuidade ao artigo anterior "O que é Ansiedade?", abordamos o primeiro dos transtornos ansiosos relacionados anteriormente (se você ainda não leu, acesse o artigo e fique por dentro) o TAG. Para chegarmos a um diagnóstico do Transtorno de Ansiedade Generalizada, deve-se apresentar os seguintes critérios:

Por um período de pelo menos 6 meses, na maioria dos dias, a pessoa apresenta ansiedade e/ou preocupação excessiva na maioria das suas atividades diárias, com prejuízos significativos nas suas funções sócias, laborais ou acadêmicas, sendo difícil controlar suas preocupações.

 

A ansiedade e/ou preocupação estão associados a pelos menos três dos seguintes seis sintomas, tendo ao menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses; salvo crianças onde é exigido apenas um item:

  • inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele;
  • fatigabilidade;
  • dificuldade em concentrar-se ou sensações de "branco" na mente;
  • irritabilidade;
  • tensão muscular;
  • perturbação do sono (dificuldades em manter o sono ou ter sono insatisfatório e inquieto).

Um ponto importante para o diagnóstico do TAG é o foco da ansiedade e/ou preocupação não estar confinado a aspectos de outros transtornos como: a ansiedade e/ou preocupação não se refere a ter um Ataque de Pânico (como no Transtorno do Pânico); ser envergonhado em público (como na Fobia Social), ser contaminado (como no Transtorno Obsessivo-Compulsivo), ficar afastado de casa ou de parentes próximos (como no Transtorno de Ansiedade de Separação), ganhar peso (como na Anorexia Nervosa), ter múltiplas queixas físicas (como no Transtorno de Somatização) ou ter uma grave doença (como na Hipocondria) e a ansiedade ou preocupação não ocorrer exclusivamente durante o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Ademais, a perturbação não se deve a efeitos fisiológicos diretos de uma substância como drogas de abuso ou medicamentos, ou ainda de uma condição médica geral, nem ocorrer exclusivamente durante um Transtorno de Humor, Transtorno Psicótico ou Transtorno Global do Desenvolvimento.

Quando a pessoa sofre de transtorno de ansiedade generalizada, tem preocupações iguais a de todos. Questões de saúde, dinheiro, problemas familiares ou dificuldades no trabalho. A diferença é a intensidade desse comportamento, tais preocupações são levadas a níveis catastróficos.

 

 

As afirmações a seguir lhe são familiares?

 

  • "Os meus pensamentos não param.... minha mente está me deixando doido!
  • "Já passou da hora, está ficando tarde, ele já deveria ter chego a 20 minutos.... Meu Deus deve ter acontecido alguma coisa!"
  • "Tenho insônia todos os dias... só sinto medo... e não sei por que!"

 

"Dentre as vertentes da psicologia, a Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado clinicamente e em pesquisas, como a mais eficaz no tratamento dos Transtornos de Ansiedade. Em ambiente terapêutico, são trabalhadas questões referentes à crenças irracionais e pensamentos automáticos, técnicas de resolução de problemas, técnicas de relaxamento, dentre outros."

Bruno Moraes de Souza
Psicólogo Comportamental Cognitivo
CRP-06/119065

ESSE CONTEÚDO AJUDOU VOCÊ?
 

Whatsapp 11-9.5787-2812. Não perca essa oportunidade, fale agora com um de nossos atendentes pelo whatsapp do CEDEM.

Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042

Conteúdo Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta a seguir: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.