Saiba quando levar seu filho a uma Psicóloga Infantil

Psicologia Infantil

Like
 ESSA NOTÍCIA JÁ AJUDOU
  PESSOAS

 

 

Psicóloga Infantil em Mogi das CruzesA psicologia infantil é uma importante aliada no desenvolvimento de novas habilidades para a criança e o adolescente. Muitas vezes desejamos ter uma cartilha para saber como lidar da melhor forma com nossos filhos, mas infelizmente, essa realidade está longe de acontecer. Cada criança é única, e cada uma delas reage de forma diferente a cada etapa e situação encontrada no dia a dia. Dessa forma, não podemos considerar regras únicas de como lidar com eles.

Mesmo assim, existem técnicas importantes para manejar situações específicas, sempre observando cada situação com carinho e dedicação. A comunicação com seu filho é fundamental para perceber problemas que podem estar passando desapercebidos. Nesse momento, vale lembrar, que eles ainda não compreendem o mundo da forma que os adultos compreendem. Muitas vezes, não sabem dizer o que está errado, pelo simples fato de não conhecer aquele sentimento ou emoção, mas demonstram que algo está errado, por um desconforto ou inquietação.

Essa inquietação pode vir pelo fato de estar recebendo bullying de outras crianças na escola, ou pela professora estar dando pouca ou nenhuma atenção a ela em sala de aula. Ela pode ser mais sensível ou insegura que os outros amiguinhos, e se sentir mal longe dos pais, mesmo que em períodos curtos de separação. Ou ainda ela pode estar sendo negligenciada no dia a dia corrido em casa, mesmo sem você perceber, ficando feliz por ela ser uma criança boa, que brinca sozinha por horas tranquilamente. Ou seja, o número de possibilidades que pode afetar o emocional de uma criança é enorme, e vale cada segundo de observação para perceber se algo está errado.

Alguns sintomas podem ser observados, indicando a necessidade de atendimento por uma psicóloga infantil, por exemplo:

  • Não querer ir à escola de uma hora para outra
  • Problemas de aprendizagem
  • Choro exacerbado
  • Apego demasiado com os pais
  • Medo de se aproximar de uma pessoa específica
  • Agressividade repentina
  • Demora no desenvolvimento da fala ou de andar
  • Fazer xixi na cama já fora do período da retirada das fraldas
  • Pesadelos recorrentes
  • Querer ter o hábito de dormir com os pais

Por que a orientação da psicologia infantil é tão importante para os pais?

 

Na maioria das vezes, os pais tem a crença de estarem sempre certos na forma de criar seus filhos, sendo eles as melhores pessoas para compreender o que se passa no dia a dia da criança e qual a melhor maneira de lidar com cada situação. O mundo infantil é imenso e complexo, como dito anteriormente, cada caso é completamente diferente do outro. A forma que seus pais lidaram com vocês durante a infância, por vezes já não se aplica mais à realidade de hoje. As questões que afligem seus sobrinhos ou os amigos de seus filhos podem ter significados e origens muito diferentes do que seu filho passa atualmente.

Como a psicoterapia infantil pode ajudar a criança?

 

A terapeuta infantil, é treinada para ter a habilidade e a técnica de lidar com a criança, oferecendo um ambiente onde ela se sinta segura e acolhida. O jeito de falar, o tom de voz para cada situação, a escolha de cada palavra para gerar um ambiente de confiança, onde a informação fornecida pela criança seja a mais fiel possível. Por exemplo, se a mãe questiona seu filho do por que ele está chorando, já questionando uma possível situação, é possível que ele responda, pois se já ocorreu algum evento anterior semelhante ao que a mãe está questionando, a criança se lembrará daquele episódio e associar a situação atual, mesmo que uma coisa não tenha nada a haver com a outra.

Além disso, a psicóloga infantil possui meios de avaliar diversas questões da criança por caminhos lúdicos, extraindo dados sem que a própria criança perceba que está passando. Ela ainda pode orientar os pais sobre formas mais saudáveis de lidar com situações problema, gerando maior entendimento e aumentando o bem estar geral tanto da criança, quanto da família como um todo.

Fátima Rosana Cavenaghi Moraes de Souza
Psicóloga e Psicopedagoga
CRP-06/113259

ESSE CONTEÚDO AJUDOU VOCÊ?
 
Whatsapp 11-9.5787-2812. Não perca essa oportunidade, fale agora com um de nossos atendentes pelo whatsapp do CEDEM.

Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042

Conteúdo Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta a seguir: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.