Depressão Infantil

Clínica CEDEM » Artigos » Depressão Infantil

Like
 ESSE ARTIGO JÁ AJUDOU
  PESSOAS

 
depressao-infantil

O que é a Depressão Infantil

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (2002), doenças como depressão e cardiopatias estão substituindo problemas tradicionais como doenças infecciosas e má nutrição.

“A depressão em crianças está aparecendo cada vez mais cedo, no período pré-escolar até os 6 anos ou escolar, dos 7 aos 12 anos.”

Geralmente estas crianças não verbalizam suas emoções e situações como choro fácil, tristeza, apatia, isolamento e até dificuldade de aprendizagem aparecem sem a percepção dos pais como uma real patologia. A criança com depressão infantil queixa-se de problemas físicos porque é mais fácil de explicar, ela começa ficar quieta, com medo de separar-se das pessoas queridas, apresenta alteração no sono, perdem a habilidade de tomar iniciativas e deixam de aprender.

Fatores que favorecem a Depressão Infantil

 

Depressão é uma doença grave. Alguns fatores como luto, separação dos pais, situações novas, mudança de escola ou de domicílio, podem gerar stress e desencadear um quadro depressivo. Assim como mal formação corporal, intervenção cirúrgica, doença crônica ou hospitalização prolongada.

Ao chegar na adolescência, principalmente o menino torna-se mais agressivo e pode encontrar nas drogas uma opção para aliviar esta emoção incompreensível.

“A criança depressiva tem baixa autoestima, sente-se incapaz de enfrentar desafios e situações adversas, sentem-se frustradas, com medo, podem apresentar alteração do apetite, do sono e baixo rendimento escolar.”

A primeira reação dos pais pode ser de satisfação, porque tem um filho “quietinho”, porem a noite quando a criança não querer ficar sozinha e não deixam os pais saírem de perto, pensam que estão mimando muito ou superprotegendo.

Alguns pais resistem em aceitar este comportamento como doença. A escola também pode colaborar para a avaliação dessas crianças.

O tratamento pode ser realizado com terapia, porém em alguns casos é necessário o uso de medicamentos.

 

...é indispensável que os pais fiquem atentos, pois uma criança saudável é uma criança feliz.

Fátima Rosana Cavenaghi Moraes de Souza
Psicóloga e Psicopedagoga
CRP-06/113259

ESSE CONTEÚDO AJUDOU VOCÊ?
 




Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042

Conteúdo Relacionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda a pergunta a seguir: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.