Psicólogos

Clínica CEDEM » A Clínica » Psicólogos

Atendendo em Psicologia

Psicóloga

 

Fátima Rosana Cavenaghi Moraes de Souza – Psicóloga Comportamental Cognitivo
CRP: 06/113259

Atendimento especializado em terapia comportamental cognitivo para crianças, jovens e adultos.

 

Psicólogo

 

Bruno Moraes de Souza – Psicólogo Comportamental Cognitivo
CRP: 06/119065

Atendimento especializado em terapia comportamental cognitivo para jovens e adultos.

 


 

A PSICOLOGIA

 

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, seus processos mentais e sua interação com o ambiente físico e social. A definição da palavra “Psicologia” vem do grego “Ψυχολογία”, ou "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo".

A psicologia procura descrever percepções, sensações, emoções, pensamentos e outros fatores que motivam o comportamento humano. Logo, a psicologia é tanto um campo de estudos acadêmicos, quanto um campo de aplicação dos conhecimentos. Vale lembrar que a psicologia estuda o homem, deixando o estudo do comportamento animal para a Etologia. Então o principal objetivo dos psicólogos/psicólogas é avaliar, compreender e explicar e quando necessário intervir no pensamento, emoção e comportamento do ser humano.

Quanto as áreas de atuação do psicólogo, podemos compreender que sempre que houver uma ou mais pessoas, temos um campo fértil para o psicólogo atuar. Portanto, empresas, escolas, indústrias, clínicas, hospitais, laboratórios, tribunais, etc., são áreas onde o psicólogo trabalha.

Deve-se ter o cuidado em não confundir a psicologia científica com a psicologia do senso comum, ou psicologia popular. Esta ultima é um conjunto de crenças e convicções passadas de geração a geração, tornando-se parte do aspecto cultural, abrangendo a compreensão que cada pessoa tem sobre a forma como o outro funciona, se comporta ou pensa.

Ainda quanto a compreensão do que é ou não psicologia científica, devemos detalhar que o termo parapsicologia, voltado ao estudo do paranormal, não se refere a um campo ou disciplina da psicologia, sendo uma área de estudos não reconhecida pela comunidade científica.

De certa forma, pode-se compreender que a psicologia existe desde a antiguidade. Pensadores, filósofos e teólogos de regiões e culturas diversas se dedicaram a questões como a percepção, a consciência e a loucura. Ainda que a psicologia tenha suas raízes na filosofia da Grécia antiga, foi no século XIX que ela se consolidou como ciência, com o surgimento do primeiro laboratório de psicologia experimental, fundado pelo filósofo alemão Wilhelm Wundt.

 

O BIOPSICOSOCIAL E A MULTIDISCIPLINARIDADE

 

Com o desenvolvimento da psicologia, surgiram diferentes formas de compreender e abordar as características do ser humano. Essa diversidade demonstra que o homem pode e deve ser estudado, analisado e compreendido sob diferentes pontos de vista. Como resultado, surgiu o modelo biopsicossocial, afirmando que o comportamento e os processos mentais do homem, na realidade, são gerados e influenciados por três fatores primordiais sendo: o biológico, considerando predisposições genéticas e sua influencia no desenvolvimento do organismo, especialmente do sistema nervoso; o psicológico, considerando o comportamento, processos cognitivos, reações emocionais e interpretação das percepções adquiridas; e o sociocultural, onde abrange o outro, as expectativas da sociedade, a influencia dos círculos sociais, modelos de papéis sociais, etc.

Buscando compreender o homem sob tão diversos aspectos, a psicologia encontra a necessidade de se relacionar com outras áreas do conhecimento. A multidisciplinaridade, ou atuação multidisciplinar (onde atuam mais de uma disciplina ou área do conhecimento), é hoje fator essencial para o exercício das ciências humanas.

Na aplicação prática, a necessidade da interdisciplinaridade é fundamental para a obtenção de resultados mais precisos. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, pedagogos, funcionários do sistema jurídico e uma interminável lista de profissões relacionadas ao ser humano podem e devem atuar em conjunto, a fim de trazer a tona novos e importantes aspectos a serem considerados a trabalhados.

 

O PSICÓLOGO CLÍNICO

 

O psicólogo clínico atua especificamente na área da saúde, contribuindo para a compreensão dos processos intra e interpessoais, considerando enfoque preventivo ou curativo, de forma isolada ou em equipe multiprofissional em instituições formais ou informais. Em suas atribuições ele realiza pesquisas, diagnósticos, acompanhamento, e intervenção psicoterapica individual ou em grupo. Detalhando suas atribuições define-se que¹:

 

1 – Faz avaliação e diagnóstico de anamneses, análise, testes e dinâmica de grupo, visando prevenir e tratar problemas psíquicos.

2 – Realiza atendimento psicoterápico individual ou em grupo, adequado à cada faixa etária, seja em instituições de prestação de serviços de saúde, em consultórios particulares e em instituições formais e/ou informais.

3 – Realiza atendimento familiar ou de casal, para acompanhamento ou tratamento psicoterápico.

4 – Realiza atendimento a jovens e crianças com dificuldades emocionais, psicomotoras e/ou psicopedagógicas.

5- Efetua acompanhamento psicológica para gestantes durante a gravidez, parto e/ou puerpério, buscando integrar suas vivências emocionais e corporais, incluindo o parceiro como apoio fundamental a todo o processo.

6- Prepara o paciente para entrada, permanência e alta hospitalar, inclusive em hospitais psiquiátricos.

7- Atua em situações de agravamento físico e emocional, incluindo período terminal, orientando em relação a decisões tomadas pela equipe, como: internações, intervenções cirúrgicas, exames e altas hospitalares.

8- Participa na elaboração de pesquisas sobre questões de saúde mental da população da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnosticas e terapêuticas a realidade psicossocial do paciente.

9- Desenvolve, coordena e acompanha, individualmente ou em equipe multiprofissional, tecnologias próprias ao treinamento em saúde, especialmente em saúde mental, com o objetivo de qualificar o desempenho de várias equipes.

10- Participa e acompanha o desenvolvimento de programas educativos e de treinamento em saúde mental, em nível de atenção primária, em instituições formais e informais como: creches, asilos, sindicatos, associações, instituições de menores, penitenciárias, entidades religiosas e etc.

11- Auxilia, em equipe multiprofissional, no planejamento das políticas de saúde, em nível de macro e microssistemas.

12- Coordena e supervisiona as atividades de Psicologia em instituições e estabelecimentos de ensino e/ou de estágio, que incluam o tratamento psicológico em suas atividades.

13- Efetua pesquisas buscando a construção e a ampliação do conhecimento teórico e aplicado, no campo da saúde mental.

14- Participa junto a equipes multiprofissionais no sentido de leva-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervém na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios de especialidades, hospitais gerais, pronto-socorro e demais instituições.

15- Trabalha como facilitador no processo de integração e adaptação do indivíduo à instituição. Orientação e acompanhamento a clientela, familiares, técnicos e demais agentes que participam, diretamente ou indiretamente dos atendimentos.

16- Atua nos planejamentos e realiza atividades culturais, terapêuticas e de lazer com o objetivo de propiciar a reinserção social da clientela egressa de instituições.

17- Participa de programas de atenção primária em Centros e Postos de Saúde ou na comunidade; organizando grupos específicos, visando a prevenção de doenças ou do agravamento de fatores emocionais que comprometam o espaço psicológico.

18- Efetua triagem e encaminhamentos para recursos da comunidade, sempre que necessário.

19- Atua na elaboração, execução e analise da instituição, realizando programas, projetos e planos de atendimentos, em equipes multiprofissionais, com o objetivo de detectar necessidades, perceber limitações, desenvolver potencialidades do pessoal envolvido no trabalho da instituição, tanto nas atividades fim, quanto nas atividades meio.

Fonte: ¹ http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf

Whatsapp 11-9.7759-1346. Não perca essa oportunidade, fale agora com um de nossos atendentes pelo whatsapp do CEDEM.

Horário de Funcionamento

Seg: 14:00 às 20:00

Ter-Sex: 08:00 às 20:00

Sáb: 08:00 às 13:00

(11) 4738-1042